"APDNAP Ser mais alto" - Atividades

Porque sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura ... (Fernando Pessoa)

O Projecto

O Projeto “APDNAP — Ser mais alto” visa proporcionar aos Educandos dos seus Associados a possibilidade de praticarem na escola, após o horário letivo, atividades desportivas, artísticas e culturais com valor educativo e pedagógico que permitam o seu saudável desenvolvimento e a aquisição informal de competências.

Apesar de existir a intenção de abertura de mais actividades, a APDNAP dará início a este projecto com duas actividades que serão a actividade gímnica nas diversas vertentes da Ginástica para Todos (GPT) e o Ju Jitsu Japonês (tradicional).

As actividades supra mencionadas serão asseguradas através de um protocolo celebrado com dois clubes locais. Esses clubes são os seguintes:

  • “Acromix Camarate Clube” – direccionado para o fornecimento da actividade “Ginástica para Todos” que engloba as disciplinas de “Ginástica Acrobática” nos níveis de ginástica infantil e ginástica formativa e TeamGym;

  • “Bujutsokan Clube de Portugal – direccionado para o fornecimento da actividade “Ju Jitsu tradicional”.

O Acromix Camarate Clube é um clube filiado na Associação de Ginástica de Lisboa e Federação de Ginástica de Portugal, que conta com mais de 11 anos de existência e com um vasto historial na formação de ginastas, tendo como linha orientadora a sua formação simultânea como atleta e como pessoa humana.

O Bujutsokan Clube de Portugal é um clube filiado na federação internacional de Ju Jitsu, foi fundado em 1994, e desde então tem desempenhado as missões de estudo e promoção do Ju Jitsu tradicional ou japonês.

Motivação

A criação de dinâmicas em torno da escola através da oferta de oportunidades num meio onde existe uma reduzida oferta deste género de actividades, é o principal objectivo deste nosso projecto.

Consideramos também de grande importância a educação para a saúde. É do conhecimento geral que a prática de desporto promove a saúde física e mental podendo ter efeitos positivos ao nível do comportamento, motivação e auto-estima, melhoria das funções cognitivas (memória, atenção e raciocínio), diminuição da ansiedade, podendo assim contribuir para o sucesso escolar.

No que respeita às actividades artísticas, estas podem ser um incentivo à criação e à observação, bem como, levar ao desenvolvimento da expressividade, de atitudes e de habilidades. São também um meio de aprender a improvisar, a usar a representação corporal, a comunicar através da expressão, a utilizar e a coordenar a actividade motora.

Acreditamos que estas actividades facilitam a socialização, desenvolvem a noção de comprometimento, de espírito de equipa, disciplina e tolerância à frustração.

A quem se destina

Independentemente do local ondem sejam praticadas, podem inscrever-se nas actividades Encarregados de Educação Associados da APDNAP e respectivos Educandos que frequentem qualquer escola do Agrupamento de Escolas D. Nuno Alvares Pereira.  

As idades aconselhadas para o início da prática das atividades são as seguintes:

  • Ginástica - a partir dos 3 anos de idade.

  • Ju Jitsu    - a partir dos 5 anos de idade.

Horários

Ambas as atividades terão início imediatamente após o término do horário escolar, permitindo assim fazer um prolongamento da permanência dos alunos na escola.

  • Ginástica: Seg, Qua e Sex das 17:30 – 18:30 (Classe até 5anos de idade) e das 17:30 - 19:00 (Classe maiores de 5 anos de idade)

  • Ju Jitsu: Ter e Qui das 17:30 – 18:45 (Crianças) 18:45 – 20:30 (Adultos)

Ginástica

A prática da Ginástica apresenta grande valor pedagógico. Isto porque pode oferecer inúmeras possibilidades de exploração motora, além de estimular as noções espaciais e rítmicas, as diversas capacidades físicas e principalmente a criatividade, tanto em relação à composição de figuras como à elaboração de pequenas coreografias.

Quanto aos aspectos sócio afectivos, destaca-se a cooperação, a confiança em si e nos outros, a responsabilização, a autonomia e o prazer que permeiam todo este processo. Ao inserir situações-problema adequadas neste contexto, permite que o aluno seja estimulado a demonstrar sua capacidade de resolução corporal.

Ju Jitsu

O Ju Jitsu é uma arte marcial de elevado valor educativo. O praticante de Ju Jitsu (JuJitsoka), para além de melhorar a sua condição física, contacta com os princípios éticos próprios da modalidade, aprende a competir respeitando regras e respeitando os adversários, adoptando comportamentos que o valorizam humana e socialmente, emanados dos códigos de conduta próprios dos Samurais. Esses comportamentos baseiam-se nos princípios de Amizade, Autocontrolo, Cortesia, Coragem, Honra, Modéstia e Sinceridade.

Preços

As mensalidades estabelecidas para as atividades são as seguintes:

  • Ginástica –   8 Euros (Acresce 5 Euros para seguro, pago no acto da inscrição)

  • Ju Jitsu    – 16 Euros (Acresce 25 Euros (<10 anos) ou 35 Euros (>=10 anos) para Federação e seguro, pago no acto da inscrição)

Nota: Todos os praticantes estarão cobertos por seguro desportivo e serão filiados nas respectivas federações.

O que deve trazer para a inscrição
  • Documento de identificação do aluno (Cartão do cidadão ou equivalente);

  • Documento de identificação do Encarregado de Educação (Cartão do cidadão ou equivalente);

  • Foto tipo passe do aluno (Pode ser enviada por email se não tiver em papel);

  • Nº de Associado APDNAP (Quem ainda não for Associado terá de fazer a inscrição nesse dia).

  • Efectuar o respectivo pagamento.

  • White Instagram Icon

© Copyright 2017 by APDNAP - ASSOCIAÇÃO DE PAIS, ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO E AMIGOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS, D. NUNO ÁLVARES PEREIRA 

Contactos

Morada

Rua Eduardo Augusto Pinto
2680-113 Camarate

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now