top of page
  • Foto do escritorAPDNAP

Vai-se o Amianto, fica a Podridão!

Caros Pais e Encarregados de Educação,

Como é de conhecimento geral, o Governo português tomou finalmente a decisão de remover as coberturas de fibrocimento contendo amianto das escolas.

Para o efeito lançou uma candidatura ao fundo comunitário respeitante, de forma a que os Municípios interessados pudessem recorrer a financiamento para a execução dessas obras, o que aconteceu no Município de Loures.

Estas obras estão já a acontecer e abrangem escolas ainda sob a total responsabilidade do Ministério da Educação, como é o caso da nossa Escola Básica de Camarate Mário de Sá Carneiro, cujas obras estão previstas acontecer na interrupção lectiva do verão.

Infelizmente não nos podemos congratular de forma completa com este facto. Uma das regras de candidatura apenas permite aceitar obras cuja remoção de amianto represente no mínimo 90% do custo total da obra. Ao confrontarmos esta regra com a nossa realidade, percebemos que, o pavilhão conhecido por “Pavilhão da Madeira”, apesar do seu deplorável estado de conservação, irá receber, na melhor das hipóteses, um telhado novo em cima das suas paredes velhas e podres, mantendo a falta de condições dignas para a prática escolar.

Apesar de sucessivas intervenções por parte da Escola, APDNAP e Câmara Municipal de Loures, esta última, no seu ofício ref. S/45034/2020 de 10/NOV/2020, dirigido ao Sr. Ministro da Educação, alerta para a situação de debilidade da estrutura e exige uma solução para a sua substituição. Não tendo este oficio merecido ainda resposta, a APDNAP dirigiu também mais uma carta ao gabinete do Sr. Ministro da Educação, em 16/FEV/2021, replicando esta informação e exigindo que estes pavilhões fossem demolidos e substituídos por estruturas modulares provisórias que, apesar de tudo, trarão com certeza condições mais dignas a esta comunidade escolar, já que insistem há várias décadas em não construir um pavilhão definitivo.

Aguarda-se resposta.



282 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Avaliação de Refeições 2022/2023

Relatório de avaliação de refeições escolares no ano letivo de 2022/2023. À semelhança dos anos letivos anteriores, a APDNAP efetuou, ao longo do ano letivo 2022/2023, um conjunto de visitas a todos o

bottom of page